Os melhores navegadores do mercado

Os melhores navegadores do mercado

Os melhores navegadores do mercado

Escolher um navegador hoje em dia é um assunto complexo, são tantas diferenças, mas que nem sempre são tão relevantes para o usuário final. Entenda aqui as principais diferenças e os melhores navegadores do mercado.

Os melhores navegadores do mercado

Google Chrome

Chrome tem como o seu maior poder a Chrome Web Store, praticamente uma versão melhorada das extensões do Mozilla Firefox, a Chrome Web Store oferece apps de leitura, gerenciamento, produtividade e até jogos, como é o caso de AirMech, Bastion e Dont Starve.

Se você é um daqueles que gosta de usar muito tumblr ou outros sites com uma grande quantidade de gifs, recomendaríamos a ficar um pouco longe do Chrome. O navegador tem se tornado muito instável quando se acessa uma página com uma grande quantidade de imagens, até mesmo quando se utiliza em um computador potente.

Mozilla Firefoxmelhores-navegadores-01

Antes de o Chrome aparecer no Mercado, o Firefox era considerado como a principal escolha para uma alternativa ao Internet Explorer.

Assim como o navegador do Google, o Firefox conta com diversas extensões para facilitar a sua produtividade e reduzir qualquer dor de cabeça que tenhas.

Não que ele agora se tornou um programa ruim, muito pelo contrário, continua a receber constantes atualizações e já conta com funcionalidades como sincronização entre o Firefox Mobile e a versão desktop, um gerenciador de downloads, dentre outras coisas.

Um ponto que pode não ser tão forte Firefox vem de sua segurança, que, de acordo com análise da NSS Labs publicada em 2012, o programa oferece um bloqueio de cerca de 90% dos sites de pishing, enquanto o Chrome oferece mais de 94%.

Opera

Apesar de ter um pequeno grupo de fãs, o Opera ainda está a mostrar para o que veio.  Em testes, ele se apresentou um fraco competidor aos outros gigantes do mercado. Sua segurança se mantem na média de mercado, ou seja, ele não é nada demais, apenas não se destaca o suficiente para merecer um posto maior na corrida dos navegadores.

Uma forma que ele tem buscado de se destacar é por meio do mercado móbile, onde recebeu um grande update recentemente.

Enquanto o Chrome para Android funciona apenas em aparelhos com o Ice Cream Sandwich (4.0+), o Opera Mobile funciona desde a versão 2.3 e agora conta com o mesmo método de renderização Chromium.

Os usuários, portanto poderão ter um suporte similar ao Chrome em seu aparelho, mesmo que seja mais antigo.

melhores navegadores

No desempenho, Opera deixa a desejar, como se pode ver no teste realizado com  o WebXPRT (imagem acima), onde só não fica em último lugar pois ganha do Internet Explorer 9.

 

Internet Explorer 10

Conhecido por muitos como um “navegador que é usado para realizar o download de outros navegadores”, o Internet Explorer 10 tem buscado lentamente mudar essa imagem. Não pense que só porque outros navegadores são menos utilizados eles são fadados a ter menos brechas de segurança.

Agora ele conta com suporte aprimorado ao HTML5/ CSS3, corretor ortográfico próprio e funcionalidade “Do not Track”. De acordo com análise publicada pelo Toms Hardware, essas melhorias da Microsoft parecem ter surtido efeito.

melhores navegadores

Safari

Como um navegador no OS X, o Safari faz um bom trabalho, mas em frente a outros monstros da indústria, deixa a desejar. Como se pode ver nos testes abaixo, ele não chega nem aos pés de alguns navegadores, como o Internet Explorer 9.

Não há como recomendá-lo enquanto existem tantos outros navegadores mais atraentes por aí. Apesar disso, o Safari faz um ótimo trabalho no mercado móbile e é o dominante em relação aos outros, de acordo com recente pesquisa.

Qual é o melhor navegador mais rápido?

Claro que, ter tantas funcionalidades não significa que os navegadores serão rápidos. Para isso, vamos dar uma olhada no teste feito pelo Zdnet no início desse ano com as versões mais recentes dos programas:

melhores navegadoresmelhores navegadoresmelhores navegadoresmelhores navegadores

Como se pode ver, tanto o Firefox quanto o Chrome ganham ótimas colocações nos testes, enquanto o Internet Explorer e o Opera não se posicionam tão bem. No dia a dia, isso significa algo? Não muito.

Os navegadores são muito similares em funcionalidades e velocidade para realmente fazerem uma grande diferença a não ser em testes feitos com programas específicos para benchmark. Sendo assim, a melhor opção é escolher o navegador que mais lhe agrada usar no dia a dia, já que segurança do navegador também não é tudo.

Segurança do navegador não é tudo

Apesar de ser muito comentada, a segurança dos navegadores é apenas uma fração dos problemas que um usuário pode sofrer enquanto navega pela internet.

Ao contrário de se apoiar apenas no sistema de segurança e bloqueio de seu navegador preferido, o importante é ter um programa como um antivírus ou um pacote de proteção, como é o caso doKapersky, que se encontra em promoção durante esse mês de junho.

O que achou?
  • Ótimo
  • Bom
  • Relugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

Scroll To Top